FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

sábado, setembro 27

SAT 2008

SAT
Semana de Atualização Teológica
TEOLOGIA E ECONOMIA
Setembro 2008
Aconteceu entre 24 e 25 de Setembro de 2008, no Auditório do CECAP, a Semana de Atualização Teológica da Fathel. O tema apresentado, “Teologia e Economia”, despertou a atenção dos presentes. Era evidente o interesse dos alunos, pois a palestra abordou questões atuais que refletem a realidade da igreja. Destacamos, também, a personalidade do palestrante, Prof. Afrânio Gonçalves Castro, que, com simplicidade e maestria, soube conduzir um tema tão complexo.

Os tópicos discutidos foram:
I. Economia teológica ou teologia econômica? Discutindo o trânsito das palavras.
Partindo das teorias de Jung Mo Sung, o estudo investiga as trocas simbólicas entre economia e teologia, demonstrando a presença de idéias e palavras do mundo religioso no campo econômico ao mesmo tempo em que evidencia a influência do pensamento econômico nos discursos e práticas das comunidades de fé.
II. O caminho do paraíso: desvendando as idéias e práticas sacrificiais do nosso tempo
Tendo como referencial o conceito de idolatria em Paul Tillich, a palestra procurou elucidar a contribuição da lógica sacrificialista -- latente nas igrejas e na sociedade -- para a legitimação dos processos de exploração do ser humano.
III. O consumo como experiência religiosa
Ao identificar o desejo como elemento básico da natureza humana, a antropologia teológica discute a busca da realização pessoal por meio do consumo dentro de uma sociedade que divinizou o sistema de mercado.
IV. Viver a graça de Deus num mundo de incertezas
Uma releitura da teologia da graça enquanto conjunto de pistas para a construção de relações pautadas pelo princípio da gratuidade.

O DVD da Semana Teológica esta à venda. Os pedidos podem ser feitos ao setor de Gestão Acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário