FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

quarta-feira, abril 30

Aula de Pós BIOPSICOSSOCIOESPIRITUAL-ECOLÓGICA

AULA DISPONÍVEL EM DVD
ADQUIRA !
ABORDAGEM
BIOPSICOSSOCIOESPIRITUAL-ECOLÓGICA

O caminho da sabedoria teoterapêutica

Dr.Silas Barbosa Dias

IMCC/FATHEL
2008
Apresentação


"Nossos corpos, nossos cérebros e nossos estados são como diapasão em harmonia com o nível mais alto da existência. Assim, quanto mais afinado você estiver, mais alinhado estará e mais poderá entrar nesse conhecimento, mais terá recursos suficientes para receber."
Anthony Robbins

Quem somos nós? – tem sido uma pergunta crescente na era do ter que esmaga o ser. Cientistas estão neste momento perguntando: “Se o universo é tão inconcebível e imprevisível, tão cheio de possibilidades, por que nossos pensamentos sobre nossas vidas são tão limitados?”
A física quântica deparou-se com um problema sem solução: “A gravidade ás vezes não funciona. A luz se comporta tanto como onda quanto como partícula... ao mesmo tempo. Os elétrons simplesmente desaparecem... o tempo todo.”
O fato é que o ser humano na atualidade está a ingressar numa era de progresso caracterizado por grandes descobertas e mudanças inesperadas. Mas se o ser humano não buscar compreender-se existencialmente corre riscos de adentrar por caminhos de esterilidade mental e emocional. Isto, sem dúvida, gerará apatia moral e inércia intelectual, e até mesmo, produzirá dinossauros sociais numa rapidez além do que estaremos preparados para conceber.
Este módulo busca uma abordagem que leva a repensar e revisar o caráter sistêmico da terapia e aconselhamentos de inter-ajuda. A ajuda entre humanos não pode escapar dos problemas da complexidade.
Este curso é baseado não na busca de um novo ponto de vista, mas de um metaponto de vista, a fim de interpretar o “complexus” humano.
A teoterapia multifocal, busca justamente esse metaponto. Acredita que o criador nos fez com um propósito maravilhoso. E preconiza que basta um toque da graça de Deus para mudar uma vida.
Uma simples idéia de Deus é suficiente para mudar nosso destino!
Deus nos criou complexos, com multiformes possibilidades. Viver plenamente é honrá-lo. Viver em Deus é amá-lo. Todo amor é medicina. O médico sábio diria: Ame para viver, viva para amar.
Este curso busca essa integração entre o biológico, o psicológico, o sociológico, o teológico e o ecológico.
É sistêmico. É biopsicossocioespiritual-ecolológico.
Utilizaremos aqui o conceito de religação. Esta noção inventada por Marcel Bolle de Bal preenche um vazio conceitual dando uma natureza substancial ao que só era concebido de forma adjetiva. “Religado” é passivo, “religante” é participante, “religação” é ativante.
Assim prosseguimos nosso curso, compreendendo que qualidade de vida é ser um filho de Deus. Agradecer a cada manhã. É saber usar ferramentas psicológicas para extrair ganhos das perdas, força no perdão, segurança nos solos do desespero, experiências pedagógicas nos vales das emoções e alegria na terra do desencanto.
Somos seres com um espírito infinito, num corpo finito com um psiquismo limitado. Toda experiência humana é limitada, menos aquela que é a fonte de sua origem: Deus.


Bons estudos

Dr.Silas Barbosa Dias
Instituto Multifocal
Fathel - Faculdade Theológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário