FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

quarta-feira, setembro 3

Opinião

“Educação, ética e o sentido da vida”
“Educação, ética e o sentido da vida” é discutido agora. Toda educação pressupõe a busca de uma "vida-boa" para os/as educandos/as e para sociedade. Para isso, é preciso possibilitar o conhecimento (a) dos aspectos técnico-operacionais que permitem a produção e a reprodução da vida na coletividade e (b) do que seja o "bem" e um sentido de vida que realize a nossa humanidade. Sem uma apropriada noção do "bem" e de sentido da vida, não somente a vida perde o seu sentido humano, mas também a própria educação perde o seu sentido mais profundo que vai além da mera instrução. Atualmente a discussão sobre a educação tem privilegiado o aspecto técnico-operacional, deixando em segundo plano o tema do sentido/finalidade da educação e da própria vida humana. A palestra enfoca esse segundo aspecto discutindo a possibilidade de um sentido da vida que, superando a atual cultura de consumo que reduz tudo ao valor econômico, volte a reencantar a vida e a educação.
Jung Mo Sung é Pós-doutorado em Educação, doutor em Ciências da Religião. É professor da Univ. Metodista de São Paulo, onde pesquisa a relação entre a religião/espiritualidade, ética, educação e economia. Publicou inúmeros artigos, no Brasil e no exterior, e 13 livros (alguns traduzidos para diversos idiomas), entre eles, Competência e sensibilidade solidária: educar para esperança (em co-autoria com Hugo Assmann) e Educar para reencantar a vida, pela Ed. Vozes.

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