FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

sábado, maio 31

Aula de Oratória em Aquidauana

Aula de Oratória

Fathel-Pólo de Aquidauana


Os alunos de Aquidauana tiveram neste final de semana, mais um módulo do curso de Bacharel em Teologia.
A participação dos alunos durante as apresentações individuais fizeram deste módulo algo agradavél e descontraido

O Pólo de Aquidauana tem sido um referencial de COMPROMISSO E SERIEDADE, sempre trabalhando para que os objetivos planejados sejam alcançados.

Parabéns alunos do Pólo Aquidauana, a Princesinha do Sul.


Departamento de Comunicação
Fathel-Faculdade Theológica

segunda-feira, maio 26

Dica de Leitura II

Quem me roubou de mim?
"Esta obra não é mais um livro de teoria da vida, mas é a vida de uma teoria. Ele não nasceu do aprendizado acadêmico. Nasceu dos olhos que um dia me olharam e pediram ajuda. Gente que precisava sair dos cativeiros dos afetos, das dependências viciosas, das autoridades arbitrárias e das violências veladas. Não, essa gente não trazia correntes nos pés nem nas mãos. As correntes estavam na alma, aonde nossos olhos apressados não chegam, porque a dor mais profunda requer calma para ser encontrada”.
Escrita pelo Padre Fábio de Melo, esta obra aborda algumas questões sobre as dificuldades das relações humanas. É um livro bastante profundo, que apresenta uma linguagem poética e leve para falar de coisas tão importantes em nossa vida. Por meio de reflexões filosóficas, textos poéticos e histórias reais, o autor toca nosso entendimento e nossas emoções, convidando-nos a um mergulho em nossa subjetividade, a fim de nos fazer conhecer a nós mesmos e a descobrir como viver e conviver melhor não só com as pessoas que nos cercam, mas com todos que passam pelo nosso caminho.
André José
Gestor de Cursos
Fathel-Faculdade Theológica
Fonte: Canção nova

domingo, maio 25

Fathel-Pólo Bela Vista

Estivemos no dia 22 de Maio (Quinta Feira) passada, na cidade de Bela Vista - MS conhecida como a Princesa do Rio APA e que, no passado foi palco de sangrentas batalhas entre portugueses e castelhanos e mais recentemente entre brasileiros e paraguaios, história alias, que como brasileiro não me orgulho. Mas que hoje, abriga pessoas hospitaleiras e alegres e o mais importante, pessoas sedentas por Teologia. Uma Teologia para a vida. Uma teologia que de respostas às questões da vida, para crescermos como pessoa, para sermos mais felizes, para sobrevivermos e ter sucesso sem se inebriar com ele, para contribuir com um novo mundo possível, mais justo e sustentável.
Obrigado alunos de Bela Vista.

André
Gestor de Cursos
Fathel –Faculdade Theológica

segunda-feira, maio 19

DICA DE FILME

De Porta em Porta

Dirigido por Steven Schachter, De Porta em Porta (Door to Door) traz a dramática e verídica história de William H. Macy, que interpreta Bill Porter, um homem que ganha a vida de uma maneira não tão usual. Ele é vendedor e vai até a casa das pessoas para conseguir ganhar seu dinheiro. A vida de Porter seria normal e tranqüila se não fossem alguns empecilhos... Ele é um homem de ambição e sonha com uma carreira profissional. Uma que lhe desse mérito e pela qual sentissem orgulho dele. O grande problema é que esse humilde vendedor sofre de uma doença cerebral, o que o impediu de realizar alguns objetivos. Batendo de porta em porta há muitos anos, Porter entra em contato com inúmeras pessoas e realidades. Sua doença não o fez parar de trabalhar, de sorrir, de tentar ser feliz e se realizar. Ele vai lutar até o fim pelo que quer. De fácil amizade, o vendedor acaba por tocar cada consumidor com sua emocionante história e seus sonhos não-realizados. Isso acaba por transformar, de maneira diferente a cada um, a vida dessas pessoas. Elas descobrirão o que significam as palavras fé, esperança e vontade de mudar. Um homem já na metade de sua vida. Quem diria que ele se enchesse de forças e de uma vez por todas fizesse algo por ele mesmo? Sem ter pena de si e simplesmente lutar pelos seus ideais. Agora, ele está na competição. É a sua vida que está em jogo! Porter mudará para sempre o modo de pensar de sua clientela. E dará um passo a frente na sua vida. Fará algo que se orgulhará e que ficará na mente e no coração de todos que já o conheceram. Ele queria vencer. E não desistiu.
Baseado em uma história real, ele ira comover você.
Fathel - Faculdade Theológica
Fonte: Revista Veja

sexta-feira, maio 16

REUNIÃO PEDAGÓGICA DA FATHEL


Em clima de muita descontração e alegria professores e gestores da Fathel realizaram a segunda reunião prevista no calendário do primeiro semestre de 2008.O encontro aconteceu na última tarde da quinta feira (08/05).
Demonstrando muita disposição a equipe discutiu propostas que visam melhorias no desempenho do ensino x aprendizagem nesta instituição. Outro ponto bastante discutido foi a necessidade de uma padronização no que diz respeito à prática pedagógica. O objetivo seria criar ferramentas de orientação para que alunos e professores desenvolvam seus trabalhos com mais autonomia e competência.
Miriam Ferreira Abreu Silva
Gestora Pedagógica
Fathel -Faculdade Theológica

terça-feira, maio 13

Dica de Leitura

A Felicidade Paradoxal

Um dos mais polêmicos e profícuos pensadores da atualidade, Lipovetsky dedica-se a estudar o universo de consumo e o comportamento dos indivíduos na contemporaneidade desde seu A era do vazio, de 1983. Em A felicidade paradoxal, esse estudo chega a seu ápice, no que poderia ser chamada uma pequena história do consumo privado atual.Tentando entender a ambigüidade de uma época em que a felicidade é valor máximo, mas carrega consigo inúmeras aflições do espírito, Lipovetsky cria a tese de que, na sociedade de hiperconsumo, essa felicidade é paradoxal. De um lado, estão dadas as condições para que as aspirações individuais sejam satisfeitas pelo mercado; de outro, também estão postos os obstáculos que se contrapõem à postura hedonista do indivíduo contemporâneo. Assim, sua felicidade é uma rede complexa feita de facilidade-dificuldade, de frivolidade-reflexividade. O hiperconsumidor tem acesso ao ter, mas aspira a ser; os mais diversos prazeres sensoriais estão ao seu alcance, mas é preciso preservar a saúde, evitar os excessos, fazer regime, manter a forma.O que Lipovetsky propõe é a reavaliação da formação do indivíduo, com vistas ao fortalecimento da autonomia e da crítica, para que se possa resistir à sedução feérica da publicidade

André José

Gestor de Cursos

Fathel - Faculdade Theológica

Fonte: Clube da Leitura

sábado, maio 10

MÚSICA PARA QUÊ?

MÚSICA PARA QUÊ?

Você já parou para pensar que todas as pessoas, em todos os cantos do planeta, ouvem música, conhecem música, cantam música, tocam música, compram música, fazem música? Eu também faço tudo isso, mas às vezes me vejo pensando e, agora, te convido a refletir comigo sobre isso. Afinal, música para quê?
Alguns a usam para relaxar, outros para ficar ligados... Tem aqueles que a têm como hobby e alguns poucos corajosos, como profissão. Existe música pra tudo e tudo gira em torno da música, mas muitas pessoas ainda a vêem como algo inútil, ou fútil, ou descartável, ou ainda o último item de uma numerosa lista.
Sabemos que a música faz parte da rotina diária da humanidade em seu desenvolvimento e ações, mas ainda a vemos como algo inútil. Precisamos lembrar sempre que a música estimula a concentração, a coordenação motora, o raciocínio lógico, o equilíbrio emocional. A saber, a música inova, renova, transforma. É uma ferramenta poderosa para atingir as emoções humanas. Contudo, é preciso conhecer e saber usá-la.
Comece compreendendo que música é importante para a vida! E então você também perceberá que Deus faz parte disso. Temos inúmeras provas, em Sua palavra que a música é algo que está em Seu coração. “Adorar a Deus é mais que palavras... Adorar a Deus é oferecer-lhe mais que uma canção...” Adorar a Deus é subir ao monte e entregar-lhe o perfeito louvor, é se render ao Seu poder e estar disposto a uma vida de obediência. Melhor ainda de for com música. Respire, sinta e viva a música.

Daniela Urquiza

Coordenadora de Música
Fathel-Faculdade Theológica

quinta-feira, maio 8

Brennan Manning - Você crê que Ele te ama?

Brennan Manning - O Evangelho Maltrapilho.

O Escândalo da Graça

O evangelho maltrapilho foi escrito para pessoas aniquiladas, derrotadas e exauridas. Pessoas que se acham indignas de receber o amor de Deus. Quem sabe, ignoradas pela comunidade de cristãos por não se encaixarem no perfil de super-homem ou de supermulher que lhes é constantemente exigido. Pessoas cansadas da espiritualidade superficial e consumista. Pessoas que travam inúmeras batalhas interiores por não se sentirem parte de uma comunidade afetiva e acolhedora.
É um livro que escrevi para mim mesmo e para quem quer que tenha ficado cansado e desencorajado ao longo do Caminho, confessa o autor.
Franco e provocador, o aclamado filósofo e teólogo cristão Brennan Manning estréia em língua portuguesa com sua principal obra, que nos convida a depositar nossa esperança na amplitude da graça, capaz de alcançar pecadores e pobres em espírito, e de resgatar nossa dignidade original. No mínimo, você não ficará indiferente a ela.

André José
Gestor de Cursos
Fathel-Faculdade Theológica

terça-feira, maio 6

Próximo módulo da Pós em Teoterapia

Atenção Alunos (as):
IMPERDÍVEL
Data: 09 e 10 /05/08
O próximo módulo da pós graduação em Teoterapia será com o Professor Dr. PAULO NASSAR, médico,psiquiatra,psicoterapêuta é especialista em Teoterapia e Transtornos Existenciais, autor de varios livros um deles: "AS EMOÇÕES DO ESTRESSE" é uma sumidade em psicoterapia clínica.
ATÉ A PRÓXIMA AULA.


Kell Menezes
FATHEL - Faculdade Theológica
(67) 3028-3131 -
Ramal: 24 E-mail teoterapia@fathel.com.br


Assim escreveu Nietzsche:

“A serpente que não pode mudar de pele perece. Assim também os espíritos aos quais se impede que mudem de opinião; eles deixam de ser espíritos.”

Andar pelos jardins do pensamento teoterapêutico é trilhar por caminhos de mudanças. É assumir a coragem de ser diferente diante do ataque adverso dos transtornos emocionais e existenciais. Transformar-se sempre, como um modo de viver, deveria ser a regra.

Chegamos neste módulo a uma gratificante estação em nossa jornada em curso. Passeamos pelos marcos enriquecedores da arte multifocal de encarar a nós mesmos e os outros. Descobrimos jóias no teatro a existência. Com alegria colocamos em suas mãos a excelente obra de reflexão de um experiente cientista da alma humana.
Por décadas o Dr. Paulo Nassar Frange é nome obrigatório no tratamento de conflitos existenciais de Londrina/Pr e região. Sua credibilidade, como médico psicoterapeuta, supera em muito no que pode ser dito numa apresentação. Ele une a ciência e a fé com maestria, como poucos conseguem fazê-lo.
Tenho o privilégio de tê-lo como amigo e, sobretudo, como irmão em Cristo. Ele e sua família nos são mui preciosos e fraternos.
Como diretor do Instituto Multifocal, sinto-me honrado em tê-lo em nosso quadro de docentes, e o privilégio de apresentá-lo a você.
A vida é como um jardim. É preciso cuidar!
E como é bom encontrar bons semeadores. Boas sementes. Esperança. Alegria. Fé. Amor.

Dr. Silas Barbosa Dias
Diretor Presidente do Instituto Multifocal
Coordenador da Pós-Graduação em Teoterapia
Fathel/UniFil

segunda-feira, maio 5

Formandos - Dezembro de 2007


2oo7-Ano Das Águias
Em Dezembro de 2007, formamos uma das maiores turmas de Bacharel em Teologia da Fathel.
Formandos que fizeram história na Fathel, alunos que voaram acima das dificuldades, alunos que não perderam o foco de seus objetivos, alunos que se destacaram pela inteligência, espiritualidade e acima de tudo, pelo compromisso de se superarem a cada dia.
Hoje continuamos a nossa caminhada, agora, não como alunos, mais como professores.
Agradeço a Deus, pela oportunidade de caminhar ao lado de pessoas tão especiais e por me permitir ser uma pequena parte desta história.
Parabéns a Turma de Formandos Dez. 2007, a quem tomei a liberdade de nominá-los como "Águias".
"Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas aos problemas e obstáculos que tiveram de vencer."
Charles Haddon Spurgeon,
TEÓLOGO DO REINO UNIDO.
André José
Gestor de Cursos
Fathel- Faculdade Theológica

quinta-feira, maio 1

Marins: A força da sua MOTIVAÇÃO · É preciso voltar a QUERER

É preciso Querer, ter aquela vontade que só um campeão tem, o querer tem que vir do âmago da alma, querer como um faminto que procura um prato de comida. Como já dizia o Filósofo Demósteles: "A inteligência é um farol que ilumina um Caminho. Mas não me faz caminhar."
Paulo de Tarso também nos exorta:"Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo". Deus não queria somente um homem inteligente, mas um que acima de tudo tivesse, motivação de fazer a vontade D'Ele. É preciso voltar a QUERER. O ser humano é inteligente e livre pela vontade de escolher. Decida o que você quer fazer e o faça, a motivação estará no ato de querer fazer.
André José
Gestor de Cursos
Fathel - Faculdade Theológica