FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

quarta-feira, dezembro 15

EDUCAÇÃO

RUDOLF VON SINNER
Para professor Teologia é mediação entre tradições e sociedade


    Ao lado de representantes das mais variadas tradições religiosas, o professor da Faculdades EST, Rudolf von Sinner, participou na segunda-feira, 22, na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília, da audiência pública para a discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Teologia.

   Ao expor sobre “Ética, bioética e Diretrizes Curriculares Nacionais para o campo da Teologia”, Rudolf enfatizou que a sua mensagem estava fundamentada em preceitos oriundos de uma teologia cristã e evangélico-luterana, o que não impossibilitava pontos de encontro com outras confessionalidades e religiões.

    Na explanação, Rudolf defendeu o caráter confessional da teologia que, ao mesmo tempo, precisa realizar esforços de mediação entre uma tradição específica e a sociedade mais ampla. “Enquanto a teologia traduz sua postura confessional para fora, traduz também os desafios e questionamentos vindos de fora para dentro”, pontuou.

    Na perspectiva do professor, o caráter público da teologia se manifesta mais claramente em torno da discussão de questões de ordem ética. Embora os preceitos éticos estejam alicerçados em uma tradição, doutrina e documentos fundadores, disse Rudolf, eles precisam ser mediados com a realidade vivida e com a percepção desta realidade pelas ciências, de modo especial as humanas e as sociais.

    Tomando como exemplo os questionamentos suscitados em torno de assuntos como aborto e pesquisa com células tronco embrionárias, o pró-reitor de pesquisa da EST argumentou sobre a impossibilidade de se atingir um juízo adequado sem o desenvolvimento de um debate interdisciplinar.

     “Qualquer que seja o juízo, tal diálogo interdisciplinar e a percepção do pluralismo de posições pode e deve ser exigido de um curso acadêmico de teologia”, enfatizou.

    Coordenada pelos Conselheiros do CNE, Antônio Araujo Freitas Junior e Gilberto Gonçalves Garcia, a audiência pública representou uma iniciativa inédita, reunindo cerca de 100 pessoas no Edifício Sede do Conselho, sendo transmitida na íntegra pela internet.

Data: 25/11/2010 09:00:19
Fonte: ALC

Nenhum comentário:

Postar um comentário