FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

sábado, novembro 13

Sasha Siemer - Um mito em terras Sulmatogrossense

O caçador de Onças

O jornalista-cineasta Cândido (Alberto da Fonseca) que cito no título é conhecido do meio cultural de MS. Desde o final dos anos 70 está na 'batalha'. Sempre gera polêmica e a sua última produção é a prova disso. Em tempos em que ser 'politicamente correto' e 'pró-natureza' está voltando com tudo, é no mínimo provocação lançar um domentário sobre um estrangeiro que vinha ao Brasil para caçar e matar cruelmente muitas onças. Cândido não só está lançando como teve o aval do programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, o DOCTV, na sua terceira edição.

O tal do Sasha era de lascar. Russo, mas criado nos EUA, o 'valentão' fazia o seguinte ainda entre os anos 30 e 60... Veja bem! Ele trazia um bando de gringos para o Pantanal para realizar safaris filmados, antecipando em décadas os 'reality-shows'.

Empalar onças vivas era uma das diversões. Detalhe: Sasha usava como ninguém a zagaia (arma rústica, formada por uma forte haste de madeira, 1,60m de comprimento e, na ponta, um tridente de ferro com pontas afiadas). Sasha chegou a lançar um livro (Tigrero) sobre as suas aventuras no Pantanal e montou um museu 'ecológico' nos EUA.

Cândido utiliza fotos e imagens antigas, mostrando a abundância do Pantanal do século passado e o Sasha e seus amiguinhos em ação (rs). A equipe do doc percorreu várias fazendas por onde o 'caçador' passou fazendo entrevistas e registrando 'in loco' o caminho feito por Sasha na região.

Dá para ver as fotos de Sasha e seus troféus (as onças mortas) na página oficial do caçador. O Cândido é isso. Pura provocação!

Fonte: overmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário