FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

sábado, outubro 17

Teologia Urbana

Sacerdote de Curitiba viaja para encontro internacional
Publicado em 16/10/2009 Marcio Antonio Campos (Gazeta do Povo)

O padre Joaquim Parron, provincial da congregação dos redentoristas do Paraná e do Mato Grosso do Sul, viaja hoje para Roma. Ele participará do Capítulo Inter­na­cional dos Missionários Re­­dentoristas, uma reunião que ocorre a cada seis anos em que se reveem os rumos e as prioridades da congregação. “Serão reuniões todos os dias, manhã, tarde e noite, durante um mês inteiro”, descreve o padre, que já foi reitor do Santuário do Perpétuo Socorro, em Curitiba.

Em tempos nos quais até o Vaticano lançou seu canal no site de vídeos YouTube, o desafio de evangelizar na cultura moderna é apontado pelo padre Parron como o principal aspecto a ser discutido na reunião. “Isso significa, sem dúvida, entrar com força na internet e nos demais meios de comunicação social”, afirma.

Outro tema para o qual o Capítulo Internacional deve olhar com atenção é a secularização da Europa – reverter esse processo é, inclusive, uma meta do Papa Bento XVI. “Por muito tempo a Europa forneceu missionários para o resto do mundo, mas agora está acontecendo o contrário. Redentoristas peruanos têm desenvolvido atividades missionárias na França, para ficar em apenas um exemplo”, descreve o provincial. A Igreja Católica sempre esteve acostumada a encarar continentes como Ásia e África como terras de missão, mas situações como a citada pelo padre Parron mostram que em breve é o continente europeu que precisará ser recristianizado. Os números da própria congregação mostram essa realidade: enquanto os redentoristas crescem em número na América Latina, na Ásia e na África, en­­quanto ficam estagnados na Europa e na América do Norte.

Atualmente, os redentoristas cuidam de vários santuários marianos ao redor do mundo. No Paraná, além do Perpétuo So­­corro, os padres também são responsáveis pelo santuário estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. E, no Brasil, o mais famoso centro mariano sob responsabilidade da ordem é a Basílica Nacional de Nossa Se­­nhora Aparecida, no interior de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário