FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

sexta-feira, setembro 11

SAT-Semana de Atualização Teológica

I Colóquio Internacional de História das Religiões, Teoria e Metodologia:A Escola Italiana

Em mais um evento realizado com o intuito de tornar conhecida a teoria e metodologia da Escola Italiana de História das Religiões, o professor Elton de Oliveira Nunes, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e o professor Nicola Maria Gasbarro, da Universidade de Udine, Itália, estiveram no I Colóquio Internacional de História das Religiões, Teoria e Metodologia: A Escola Italiana, realizado pela FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA e pela UFMS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, nos dias 04 e 05 de Setembro de 2009.

Este evento é parte do projeto de Pós Doutoramento em História das Religiões do professor Elton Nunes, pesquisador da FAPESP. A Escola Italiana possui um importante conhecimento acumulado de pesquisas e um aparato teórico-metodológico valioso e de grande contribuição para o desenvolvimento da área de História no Brasil. As pesquisas e trabalhos da Escola Italiana de História das Religiões, mais precisamente nas produções de Vittorio Lanternari, Raffaele Pettazzoni, Dario Sabattucci e Ângelo Brelich possibilitam uma base teórica definida a partir dos estudos das religiões que são constituídas em um dado momento histórico-cultural e se relacionam de modo a influenciar e receber influencias da sociedade.

Segundo o professor Elton Nunes, apesar da área de História das Religiões ser uma das áreas de maior crescimento de pesquisa no campo da História no Brasil, pelo volume de produção e trabalhos apresentados, esta não conta com um aporte teórico-metodológico capaz de suprir a necessidade dos pesquisadores. Por este motivo, a realização do evento, bem como a introdução da teoria da Escola Italiana de História das Religiões é um passo de fundamental relevância para os historiadores brasileiros.

Durante o evento, o professor Nicola Maria Gasbarro discorreu sobre a complexidade dos estudos históricos das religiões, ressaltando a questão da compatibilidade entre os povos através das religiões. A ciencia, segundo ele, deve levar à compreensão do outro. O historiador das religiões é um pesquisador das sociedades e como estas formam compatibilidades de convivencia entre os diferentes, respeitando-se mutuamente.
Fonte:Fathel

Nenhum comentário:

Postar um comentário