FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

sábado, novembro 13

MEC quer diretrizes dos Cursos de Teologia

CURSOS DE TEOLOGIA EM DEBATE
Audiência Pública acontecerá dia 22 para elaboração de diretrizes
Por: Celso de Carvalho


A regulamentação e diretrizes dos Cursos de Teologia serão temas de uma audiência pública no dia 22 de novembro em Brasília. O encontro com a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, ligada ao MEC, será liderada por uma comissão composta pelos conselheiros Antonio Araujo Freitas Junior, presidente e Gilberto Gonçalves Garcia, Relator.

A reunião tem como objetivo propor diretrizes curriculares Nacionais para o Curso de Teologia. A comissão está convocando todos os pastores e líderes à participar e discutir rumos para o caso. Eles devem confirmar presença até o dia 18 no email audienciateologia@mec.gov.br. Na página www.mec.gov.br/cne, na aba Audiências Públicas, estão disponíveis informações para subsidiar as discussões sobre o tema da referida Audiência Pública.

Data: 22/11/2010
Local: Avenida L2 Sul – Quadra 607 Bloco 50 - Edifício Sede do CNE
Plenário ANÍSIO TEIXEIRA - Brasília – Distrito Federal

14h30 – Abertura
14h50 – 16h – Exposição/Palestras
16h – 17h – Participação do Público
17h – 18h – Respostas e Considerações Finais

Sasha Siemel - O Caçador de Onças » DOC TV 3

Sasha Siemer - Um mito em terras Sulmatogrossense

O caçador de Onças

O jornalista-cineasta Cândido (Alberto da Fonseca) que cito no título é conhecido do meio cultural de MS. Desde o final dos anos 70 está na 'batalha'. Sempre gera polêmica e a sua última produção é a prova disso. Em tempos em que ser 'politicamente correto' e 'pró-natureza' está voltando com tudo, é no mínimo provocação lançar um domentário sobre um estrangeiro que vinha ao Brasil para caçar e matar cruelmente muitas onças. Cândido não só está lançando como teve o aval do programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, o DOCTV, na sua terceira edição.

O tal do Sasha era de lascar. Russo, mas criado nos EUA, o 'valentão' fazia o seguinte ainda entre os anos 30 e 60... Veja bem! Ele trazia um bando de gringos para o Pantanal para realizar safaris filmados, antecipando em décadas os 'reality-shows'.

Empalar onças vivas era uma das diversões. Detalhe: Sasha usava como ninguém a zagaia (arma rústica, formada por uma forte haste de madeira, 1,60m de comprimento e, na ponta, um tridente de ferro com pontas afiadas). Sasha chegou a lançar um livro (Tigrero) sobre as suas aventuras no Pantanal e montou um museu 'ecológico' nos EUA.

Cândido utiliza fotos e imagens antigas, mostrando a abundância do Pantanal do século passado e o Sasha e seus amiguinhos em ação (rs). A equipe do doc percorreu várias fazendas por onde o 'caçador' passou fazendo entrevistas e registrando 'in loco' o caminho feito por Sasha na região.

Dá para ver as fotos de Sasha e seus troféus (as onças mortas) na página oficial do caçador. O Cândido é isso. Pura provocação!

Fonte: overmundo.com.br

sexta-feira, novembro 5

Aula com o Prof. Dr. Ricardo Gouvêa

Prof. Dr. Ricardo Gouvêa na Fathel


Aconteceu nos dias 17,18 em Bela Vista, 19 e 20 em Campo Grande, na sede da Fathel, aula com o Prof. Dr. Ricardo Quadros Gouvêa, conhecido como um pensador de aguçado senso crítico, suas reflexões acadêmicas/teologia denunciam a igreja evangélica atual de estar distante do genuíno evangelho da Graça transformadora, aquilo que deveria ser o coração pulsante de qualquer igreja que se chame cristã.

Atendendo ao programa de Complementação Teológica da Faculdade UNIDA, ministrou a disciplina Teologia do Novo Testamento: “Um Novo Paradigma”.

Segundo o Prof. Ricardo a nossa teologia sofre influências do racionalismo de cunho cartesiano do século XVII onde simplesmente produzem uma teologia de forma dedutiva, onde a fidelidade às Escrituras é substituída pelo poder da lógica, da especulação dedutiva e da metafísica grega e ainda afirma: “Para aprender precisamos desaprender”.

Caso tenha interesse em se aprofundar no assunto, os livros do Prof. Ricardo Gouvêa estão disponíveis para venda na secretaria da Fathel.

Assessoria de Comunicação
Fathel - Faculdade Theológica