FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

terça-feira, maio 25

Teologia Moral da Manga
Rubem Alves



O velho caipira, com cara de amigo, que encontrei num Banco, estava esperandopara ser atendido. Ele ia abrir uma conta.
Começo de um novo ano... Novasperspectivas...
E como não podia deixar de ser, também começou ali um daquelespapos de fila de banco.
Contas, décimo terceiro que desapareceu, problemas doBrasil, tsunami...
Será que vai chover? Mas em determinado momento a conversa tomou um rumo:
"- Qual é então o maior problema do Brasil para ser resolvido?
"E aí o representante rural, nosso querido "Mazaropi da modernidade" falou com um tom sério demais para aquele dia: " - O Maior Problema do Brasil é que sobra muita manga!" Tentei entender a teoria... Fez-se um silêncio e ele continuou: " - O senhor já viu como sobra manga hoje debaixo das árvores? Já percebeu como se desperdiça manga?
"Sim... Creio que todos já percebemos isto... Onde tem pé de manga, tem sobrado manga...E aí ele continuou: " - Num país onde mendigo passa fome ao lado de um pé de manga... Isso é um absurdo! Num país que sobra manga tem pouca criança.
Se tiver pouca criança as casas são vazias...
Ou as crianças que tem já foram educadas para acreditar que só "ice cream" e jujuba são sobremesas gostosas.
Boa é criança que come manga e deixa escorrer o caldo na roupa...
É sinal que a mãe vai lavar, vai dar bronca,vai se preocupar com o filho.
Se for filho tem pai...
Se tiver pai e manga de sobremesa é por que a família é pobre...
Se for pobre,o pai tem que ser trabalhador...
Se for trabalhador tem que ser honesto...
Sefor honesto, sabe conversar...
Se souber conversar, os filhos vão compreender que refeição feliz tem manga que é comida de criança pobre e que brinca e sobe em árvore...
Se subir em árvore, é por que tem passarinho que canta e espaço para a árvore crescer e para fazer sombra...
Se tiver sombra tem um banco demadeira para o pai chegar do trabalho e descansar...
Quem descansa no banco, depois do trabalho, embaixo da árvore, na sombra, comendo manga é por que toca viola...
E com certeza tá com o pé na grama...
Quem pisa no chão e toca música tem casa feliz...
Quem é feliz e canta com ovioleiro, sabe rezar...
Quem sabe rezar sabe amar...
Quem ama, se dedica...
Quem se dedica, ama, reza, canta e come manga, tem coração simples...
Quem tem coração assim, louva a Deus.
Quem louva a Deus, não tem medo...
Nada faltará porque tem fé...
Se tiver fé em Deus, vê na manga a providência divina...
Come a manga, faz doce, faz suco e não deixa a manga sobrar...
Se não sobra manga, tá todo mundo ocupado, de barriga cheia e feliz.
Quem tá feliz...
Não reclama da vida em fila do banco..."
Daí fez-se um silêncio...

sexta-feira, maio 21

TEOLOGIA

TEÓLOGO CONDENA EVANGELHO DOCE
Por:Ed. Renê Kivitz


Kivitz critica ilusão a pregação do evangelho açucarado e fácil. Me engana que eu gosto .
As culturas devem ser lidas nas linhas e entrelinhas. As linhas falam da coisa em si. As entrelinhas falam do espírito da coisa. As entrelinhas podem distorcer e até mesmo destruir o que está dito nas linhas.Com a cultura cristã não é diferente. Veja o exemplo da assinatura da Igreja Universal do Reino de Deus, a saber, Jesus Cristo é o Senhor. De acordo com o Novo Testamento, isso significa que devemos viver como escravos dos propósitos de Jesus Cristo: ele manda e a gente obedece, ele propõe e a gente executa, ele dirige e a gente segue, pois afinal de contas, Ele é o Senhor. Mas na cultura da IURD, as entrelinhas dessa afirmação fazem com que ela signifique que Jesus pode realizar todos os seus desejos, afinal de contas Ele é o Senhor. A relação fica invertida: você clama e ele responde, você reivindica e ele atende, você pede com fé e ele lhe dá o que foi pedido, você participa da corrente de oração e se submete aos 318 pastores e Jesus faz a sua vida próspera e confortável, pois Jesus Cristo é o Senhor e você é “filho do rei”, de modo que não há qualquer motivo para que você continue nessa vida miserável, daí a segunda convocação da IURD: “para de sofrer”. Percebe como as linhas dizem uma coisa e as entrelinhas dizem outra?O movimento evangélico é mestre em fazer confusão e promover distorção do Evangelho em virtude desse jogo de linhas e entrelinhas. Um exemplo disso é a mensagem VAI DAR TUDO CERTO, que recebi essa semana.

SEMANA DE ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA


Ocorreu ontem (19), no auditório do Centro de Convenções José Otávio Guizzo, o lançamento do livro Teologia da Arte, durante a Semana de Atualização Teológica da Fathel, Faculdade Teológica. O livro, surpreendentemente moderno, do prof. Dr. Carlos Eduardo Calvani, especialista em Teologia e MPB, dialoga com o mundo da cultura a partir da perspectiva dos Estudos Culturais, do existencialismo e de uma ótica da imanência com base na teologia de Paul Tillich, porém vai além desse teólogo, com relação à cultura. Minha primeira conclusão sobre a obra pode ser assim resumida: ao olhar para esta especialidade teológica, vi a sociedade em suas contradições e ambiguidades interculturais. Vale a pena!

Referência completa: CALVANI, Carlos Eduardo. Teologia da Arte. São Paulo: Fonte editorial/Paulinas, 2010.
Postado por Prof. Neimar Machado de Sousa às 06:09

quinta-feira, maio 20

Opinião

Bombas, cães e balas na aldeia

As mulheres procuram proteger as crianças. O cheiro forte do gás as deixa atônitas. Não conseguem fugir da ira dos cães e policiais que procuram empurrar os índios Terena para fora do local onde vivem há mais de meio ano. O acampamento Futuro das Crianças, com mais de trinta barracos, é esvaziado em pouco tempo. Seguem as máquinas que estavam de prontidão com concluir a destruição. Em menos de meia hora barracos estão no chão e as plantações destruídas. Gritos, choros, correria...Terra arrasada. Sonhos destruídos. Dizia o professor Elvisclei: “Destruíram nossas casas, acabaram com nossas plantações, mas não passaram por cima de nossa dignidade.”

Quem vem dos porões da liberdade dos tempos da ditadura talvez tenha bem presente na mente cenas semelhantes. Porém em pleno século 21, em tempos em que tanto se proclama a consolidação da democracia, nas terras dos habitantes primeiros desse território, isso poderia parecer ficção. Mas é realidade. O dia 20 de maio ficará na memória do povo Terena de Cachoeirinha, município de Miranda, no Mato Grosso do Sul, como o dia da resistência e da agressão truculenta. “Com aquele cheiro insuportável, tiros, cães...a gente não sabia o que fazer...a gente não está acostumado com essas coisas...”, desabafou Maria, que além disso sofreu ofensas morais, com um policial apontando a arma para sua cabeça.

O dia seguinte

Quem imaginasse encontrar um povo abatido, um dia após a expulsão violenta, certamente ficaria impressionado com a força, coragem e dignidade de uma comunidade guerreira, consciente de seus direitos e fortalecida em sua decisão de continuar lutando pela terra da qual acabavam de ser expulsos e que já está demarcada como terra Terena. Nas falas, afloravam os sentimentos de repulsa pela violência sofrida, mas principalmente a grandeza de quem se sente fortalecido e encorajado de levar avante a luta pelos seus direitos. Os depoimentos das mulheres, dos guerreiros, das lideranças eram entrecortados com silêncios fortes e lágrimas incontidas. Foi um dia marcante na história da conquista da terra, da afirmação dos direitos e identidade, de elevação da dignidade e auto-estima da comunidade.

Em todas as falas ficou registrado sua profunda crença e gratidão a Deus por te-los protegido, tendo apenas saído alguns com ferimentos leves. As feridas mais profundas foram as sofridas no coração, na alma, com as expressões preconceituosas e racistas proferidas pelo oficial de justiça e policiais durante a truculenta operação de despejo, conforme inúmeros relatos dos indígenas.
No rosto e olhar de cada indígena Terena ali presente estava estampada a altivez e dignidade de um povo aguerrido, agredido, expulso, mas não vencido!

Egon Heck
Campanha Povo Guarani Grande Povo, 19 de maio de 2010

segunda-feira, maio 10

FORMATURA - PÓLO DE BELA VISTA


Fathel forma sua primeira turma em BELA VISTA-MS com 44 alunos



A FATHEL forma mais uma turma de Bacharelandos em Teologia, agora na cidade de Bela Vista-MS. Trata-se de um grupo expressivo com 44 alunos, que se dedicaram em seus estudos teológicos durante dois anos e agora realizam o sonho de concluir o curso de teologia.
A solenidade foi realizada em dois momentos: no dia 07 de maio com o Culto de Gratidão, e no dia 08 de maio a Colação de Grau, ambos realizados no Cine São José. Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o Prefeito do Município de Bela Vista, Sr. José Garibaldi da Rosa Neto e a Prefeita de Caracol Sra. Maria Odeth Leite dos Santos.
Foram vários os momentos marcantes na cerimônia, entre elas, as homenagens. Como "Nome de Turma" foi homenageado o Prof. Pedro Klassen (in memorian), como "Paraninfo" o Prof. Davi Dias e como "Patrona da Turma" a Profª. Edilene da Silva Dias.
No próximo mês, todos os formandos, já iniciam seu processo de Complementação de Estudos Teológicos, para obtenção do título Bacharel em Teologia pelo MEC.

Departamento de Comunicação

FATHEL-FACULDADE THEOLÓGICA

TEOLOGIA

CENTRO DE MEMÓRIA METODISTA
Projeto terá acervo da história da educação teológica no Brasil


O Centro de Memória Metodista, que deverá ser inaugurado em setembro de 2010, está num intenso trabalho de catalogação de materiais e digitalização de documentos, de modo a compor o acervo que contará um importante capítulo da história da educação teológica e da inserção protestante no Brasil.
Segundo o coordenador do projeto, professor Paulo Ayres, no momento uma das prioridades do Centro de Memória é a digitalização de exemplares do jornal 'Expositor Cristão', publicação criada pelo missionário americano J. J. Ransom no ano de 1886 - a mais antiga publicação evangélica ainda em circulação no país.
Pessoas, igrejas e instituições metodistas que tenham exemplares antigos do jornal, especialmente números do início do século XX, podem contribuir com a formação deste acervo fazendo uma doação ao Centro de Memória Metodista. Também são bem vindas outras publicações e documentos históricos relacionados à Igreja e educação teológica metodistas.

As doações devem ser encaminhadas ao endereço:
CENTRO DE MEMÓRIA METODISTA - Edifício Alfa
a/c Bispo Paulo Ayres
Rua do Sacramento, 230 - Rudge Ramos
CEP: 09640-000 - São Bernardo do Campo - SP

Para conhecer mais sobre o projeto leia:
História Viva: O Centro de Memória Metodista http://www.metodista.br/fateo/noticias/historia-viva-o-centro-de-memoria-metodista/
Fonte: metodista.org

TEOLOGIA

EM BRASÍLIA COMISSÃO QUER SOLUÇÃO
Encontro serviu para impedir aprovação da profissão de teólogo
Por: Redação Creio


O diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Lourenço Stelio Rega, esteve no dia 30 de março, juntamente com a professora Klaudy Garros, no gabinete do senador Paulo Paim, relator da comissão que julga aprovação do projeto de lei, de autoria do senador Marcelo Crivela (PRB) que torna profissão o exercício da teologia. Eles foram recepcionados pelo assessor Francisco Canindé de Oliveira. O assunto foi divulgado com exclusividade pelo CREIO em março de 2010.
De acordo com Stelio Rega a reunião foi produtiva e pode esclarecer os equívocos do Projeto de Lei quanto à conceituação do que seria o teólogo. “O Senador imaginava que o PLS estaria abarcando em torno de milhões de teólogos no Brasil, conforme seu assessor nos indagou na audiência. Ainda conversamos sobre a preocupação com a criação do Conselho de Teologia, o que parecia configurar uma fonte de rendimento duvidosa, pois imagine a somatória de todos os padres, sacerdotes, pais de santo, rabinos, sheikes, pastores, evangelistas, tendo de se filiar ao Conselho e pagando anuidades. Quem geriria este Conselho, o que seria feito com os recursos”, alertou.
Por meio do assessor, o Senador deixou a incumbência de levar dados mais precisos em termos numéricos e conceituais a cerca do tema. Até o final de abril haverá novo encontro.

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO
CRISE EM UNIVERSIDADE CONTINUA

Novo reitor da Ulbra diz que crise pode ser pior que se pensa
A reitoria da Nova Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), com sede em Canoas, contratou a empresa de consultoria KPMG Corporate para fazer diagnóstico da instituição e indicar alternativas para saldar compromissos fiscais e equilibrar o caixa, depois da situação falimentar deixada pela direção demissionária.A nova administração, que assumiu em abril de 2009, introduziu um Comitê de Caixa, além do Comitê Gestor de Crise, fundamentais na organização da rotina financeira da instituição.O reitor Marcos Fernando Ziemer informou os delegados da 60ª Convenção Nacional da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), reunida em Foz do Iguaçu de 21 a 25 de abril, que o Plano de Reestruturação da Ulbra, elaborado pela KPMG, ainda é confidencial.O relatório aponta, porém, em linhas gerais, para o reposicionamento competitivo das unidades de ensino, apresenta formas de consolidação das projeções financeiras e dispõe de alternativas para o financiamento do Plano de Reestruturação.Ziemer mostrou ao plenário números e dados estatísticos da Ulbra. Destacou que o problema da instituição não é acadêmico e sim financeiro. Mesmo com as perspectivas delineadas pela empresa de consultoria, o reitor frisou que “o pior não passou, o pior começa agora”, com a reestruturação financeira da universidade.A dívida fiscal da Ulbra é calculada em 2 bilhões de reais (cerca de 1,17 bilhão de dólares), segundo dados da imprensa. O ex-reitor da instituição, pastor Ruben Becker, contesta esse valor, alegando que a dívida fiscal não passa de 350 milhões de reais.
Data: 1/5/2010 21:40:12