FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

segunda-feira, setembro 28

Cantora pretende estudar teologia após chamado de Deus

A cantora baiana Cláudia Leite afirmou na última semana que pretende estudar teologia. Segundo ela, seu interesse partiu do episódio que envolveu seu filho pequeno Davi. Cláudia afirmou ter recebido um chamado de Deus para levá-lo ao médico e diagnosticar a suspeita de meningite com antecedência.

“A religião não é a coisa mais importante da minha vida, mas Deus é” disse a cantora que afirmou ter recebido um chamado durante a gravação de um programa de TV. “Parei tudo e dei ouvidos a intervenção de Deus” completou

Fonte:CREIO.COM.BR

segunda-feira, setembro 21

50 anos da morte de Raffaele Pettazzoni (1883-1959)

A partir de Sexta-feira, 25 de setembro será realizada em San Giovanni in Persiceto, no salão comum, um seminário intitulado "Pettazzoni e da história das religiões 50 anos após a morte de Raffaele Pettazzoni (1883,1959)".
Promovido pela Instituição de serviços culturais "Cesare Zavattini" com a colaboração da Faculdade de Preservação Cultural da Humanidade, Universidade de Bolonha, sede de Ravenna, Instituto Italiano para a África e do Oriente e do contribuição Flaminia Fundação de Ravenna e Grande Loja da Itália Palazzo Giustiniani, a conferência, juntamente com as iniciativas relacionadas, pretende destacar a figura e os estudos - publicados e inéditos - de Pettazzoni, os interessados na história das religiões, filologia, arqueologia, etnologia estreitamente associado a um esforço cívico e político em sua terra natal, Persiceto.
Professor titular da primeira cadeira de História das Religiões na Itália em 1923, cargo que permanecerá até 1953, tornando-se o mais famoso e apreciado no exterior como um dos poucos capazes de dominar o campo da história das religiões.
O evento do dia será aberto com saudações das autoridades, incluindo Rosaria Campioni Rosaria Campioni, IBC-Superintendente de Bibliotecas e documentários da Emilia Romagna, seguido de discursos de distintos estudiosos italianos e estrangeiros, o trabalho dos peritos principais Pettazzoni e temas que desenvolveu.
A escolha do mes de setembro parece, aliás, como um aprofundamento da Nona Conferência da Associação Europeia para o Estudo das Religiões e Conferência Especial da IAHR (Associação Internacional de História das Religiões), realizada em Messina 14-17 setembro de "A religião na cultura europeia, e em parte dedicada a Raffaele Pettazzoni, fundador da SISR (Sociedade Italiana de História das Religiões), co-fundador e presidente do IDH.
Também ocorrerão reuniões com estudiosos, desenvolvidas na Escola Internacional de Verão da Universidade de Bolonha, intituladas: "A contribuição do Raffaele Pettazzoni da história das religiões, 20-26 setembro 2009” e dedicado a estudos histórico-religiosos. Dentro de uma semana, na sala de reuniões e na Biblioteca de Giulio Cesare Croce (Praça Garibaldi, 7), os participantes serão capazes de adquirir um curso de introdução à história da religião e as metodologias de pesquisa da disciplina. Especificamente patrocinado pela Faculdade de Preservação do Patrimônio Cultural em Ravenna, concede empréstimos e treinamento é pré-requisito a formação ideal e ensino na conferência, o que dá uma maior consciência e capacidade de ouvir os relatórios apresentados pelos maiores especialistas em cada disciplina (por Mais informações: http://www.raffaelepettazzoni.it)./
Ambas as iniciativas proporcionarão uma oportunidade para examinar de perto a importância do fundo bibliográfico-documental "Pettazzoni Raffaele", recebeu em 1987 a biblioteca da cidade, "Giulio Cesare Croce", após a morte da viúva e aumentaram de forma constante com a compra de panfletos em falta e novas publicações pelo curador Mario Gandini, autor de uma bio-bibliografia pesado apareceu em episódios desde 1989 na estrada "periódico". Quaderni della Biblioteca Municipal GC Croce "on-line, disponível no site acima, onde fornece maiores informações, bem como uma vasta documentação fotográfica sobre o caráter e eventos científicos, dos quais ele era o protagonista.
A coleção "pettazzoniana - a maioria deles catalogados e, portanto, também disponíveis remotamente através do OPAC da Biblioteca Nacional Service - Mais rico e completo acervo de publicações, incluindo livros, notas de aula da universidade, traduções, novas edições, antologias, reimpressões, quase todas as publicações menores em original ou reprodução, diversas publicações (original ou execução) sobre sua vida e sua obra, juntamente com uma tese sobre o grau de sessenta estudiosos e outras religiões históricas do século XX.
Completando a coleção de manuscritos Pettazzoni, uma parte de sua biblioteca particular (2.043 volumes), enquanto os restantes 1.500 volumes foram vendidos para o Instituto de estudos históricos e religiosos de Roma, na Universidade de Messina, Bari, o que contribui para a disciplina fundada na Itália pelo estudioso.
A correspondência, rica em milhares de cartas, foi publicada apenas uma pequena parte: as discussões com Pettazzoni e Eliade, com Pavese, Cocchiara, Gentile (parcial), Levi Della Vida (parcial) estão sendo impressas as cartas de Pettazzoni, e publicados as com De Martino, Zoller, Rose e Salvatorelli.
fonte: www.ibc.regione.emilia-romagna.it

Danilo Gentili queria ser pastor evangélico

Antes de integrar a equipe do CQC, Danilo Gentili (foto) frequentava a igreja Batista
Em entrevista à revista "Rolling Stone", Danilo Gentili falou sobre como começou no meio humorístico e confessou que queria ser pastor de Igreja Evangélica.

"Com 14 anos, comecei a sentir um vazio. Procurei religião em vários lugares. Achava missa chato. Foi quando tomei a Bíblia como regra de fé", disse ele. No entanto, o sonho de seguir carreira religiosa terminou quando Danilo foi expulso da Igreja Batista após descobrir o que o pastor da instituição que frequentava estava envolvido em "esquemas". Revoltado, ele imprimiu uma faixa em que trocou o "SOS da Vida" por "$O$ da Vida?" e foi para o culto estendê-la para os fiéis.
"Costumo dizer que cansei de palhaçada e virei humorista", afirmou Gentili, ao ser questionado sobre se continua frequentando a Igreja.

O repórter do programa "CQC", da Band, contou que sempre perseguiu a comédia e que foi convidado a fazer shows de stand-up quando Marcela Leal leu seu blog, há cerca de cinco anos.

Também foi por meio de seu diário virtual que Gentili se defendeu das acusações de racismo que recebeu após fazer uma piada sobre negros no Twitter. "Se eu não gostasse de preto, não faria piada", explicou. Mas o humorista admitiu que não leva o site de microblogs muito a sério. "Aquilo é uma comodidade, faz parecer que você é engajado", disse.

Danilo ainda disse que já recebeu propostas várias propostas profissionais, mas não aceitou nenhuma pois não dão a liberdade que ele tem no "CQC". "Lá não preciso ser pop, pagar de gatinho. É subversivo", explicou.

A tal "liberdade" da qual Gentli tanto gosta o fez conquistar uma legião de fãs e alguns inimigos. O comediante conseguiu irritar Dunga, técnico da Seleção Brasileira de Futebol, com suas perguntas inusitadas e até apanhou dos seguranças de José Sarney, após tentar entrevistá-lo.
Data: 16/9/2009 09:42:09Fonte: MSN

sexta-feira, setembro 11

SAT-Semana de Atualização Teológica

I Colóquio Internacional de História das Religiões, Teoria e Metodologia:A Escola Italiana

Em mais um evento realizado com o intuito de tornar conhecida a teoria e metodologia da Escola Italiana de História das Religiões, o professor Elton de Oliveira Nunes, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e o professor Nicola Maria Gasbarro, da Universidade de Udine, Itália, estiveram no I Colóquio Internacional de História das Religiões, Teoria e Metodologia: A Escola Italiana, realizado pela FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA e pela UFMS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, nos dias 04 e 05 de Setembro de 2009.

Este evento é parte do projeto de Pós Doutoramento em História das Religiões do professor Elton Nunes, pesquisador da FAPESP. A Escola Italiana possui um importante conhecimento acumulado de pesquisas e um aparato teórico-metodológico valioso e de grande contribuição para o desenvolvimento da área de História no Brasil. As pesquisas e trabalhos da Escola Italiana de História das Religiões, mais precisamente nas produções de Vittorio Lanternari, Raffaele Pettazzoni, Dario Sabattucci e Ângelo Brelich possibilitam uma base teórica definida a partir dos estudos das religiões que são constituídas em um dado momento histórico-cultural e se relacionam de modo a influenciar e receber influencias da sociedade.

Segundo o professor Elton Nunes, apesar da área de História das Religiões ser uma das áreas de maior crescimento de pesquisa no campo da História no Brasil, pelo volume de produção e trabalhos apresentados, esta não conta com um aporte teórico-metodológico capaz de suprir a necessidade dos pesquisadores. Por este motivo, a realização do evento, bem como a introdução da teoria da Escola Italiana de História das Religiões é um passo de fundamental relevância para os historiadores brasileiros.

Durante o evento, o professor Nicola Maria Gasbarro discorreu sobre a complexidade dos estudos históricos das religiões, ressaltando a questão da compatibilidade entre os povos através das religiões. A ciencia, segundo ele, deve levar à compreensão do outro. O historiador das religiões é um pesquisador das sociedades e como estas formam compatibilidades de convivencia entre os diferentes, respeitando-se mutuamente.
Fonte:Fathel

Notícia Midiamax

Brasil é exemplo bem-sucedido de convivência religiosa

Há uma frase popular que diz: “futebol e religião não se discutem”, entretanto essa máxima não é aplicada às Ciências Humanas que tomam a religião como uma produção humana e logo, um modo de compreender o homem em sociedade. Dentre as várias correntes acadêmicas de compreender as distintas manifestações de fé, está a Escola Italiana, tema da palestra proferida por Nicola Maria Gasbarro, da Universidade Udine, da Itália, na noite de sexta-feira, 04 de setembro/09, em Corumbá como preletor oficial do I Simpósio Internacional História das Religiões, Teoria e Metodologia da Escola Italiana, realizado pela FATHEL-FACULDADE THEOLÓGICA, PUC E UFMS.

Com capacidade para 500 pessoas, o local do evento ficou lotado de universitários e pessoas da comunidade em geral interessada pelo tema. Gasbarro, que já falou sobre o assunto para o público nas cidades de São Paulo e Campo Grande. Gasbarro situou o surgimento da Escola Italiana durante a ditadura fascista naquele país em 1924, como forma de resistência ao regime político que vigorava, frisando que a “religião é libertadora”. Ele destacou durante toda a palestra as diferenças entre os estudos de Teologia e os estudos da História das Religiões. Segundo ele, estes se diferenciam dos primeiros, dentre outros elementos, pelo fato de utilizarem como fonte de pesquisa não somente os escritos sagrados como a Bíblia, por exemplo, mas momentos históricos como as guerras judaicas.

Aprofundando mais nestas distinções, Nicola explicou que “o que interessa à História das Religiões não são manifestações individuais, o que penso como ser único, mas as ações coletivas”. Assim, ele detalhou a importância dos rituais religiosos que classificou como “uma máquina de produção coletiva, pois determinam normas e padrões de convivência”.

Outra característica da Escola Italiana está na prática da comparação. “Precisamos de mais de uma religião para proceder a comparação histórico-religiosa. Só posso entender melhor a minha religião, entendendo a dos outros”, afirmou ao comentar que desta forma se descobrem caminhos para o que chamou de compatibilidade, ou seja, convivência entre as diferentes religiões. “É por isso que venho ao Brasil, pois aqui dizemos: ‘somos diferentes, mas vivemos juntos’. Não vou aos Estados Unidos, onde dizem: ‘somos iguais e vivemos isolados’”, justificou ao citar o nosso país como um exemplo de convivência religiosa bem-sucedida.

Nicola Gasbarro ainda lembrou das questões econômicas impostas junto ao poderio econômico. “Quando os norte-americanos rezam e dizem “Deus, salve a América!”, eles incutem um caráter muito mais político, de dominação do que religioso. Os americanos não compreendem, mas suportam, toleram o outro”, disse.

Na escola
Sobre a polêmica questão do ensino religioso nas escolas, o estudioso defende a posição da disciplina História das Religiões no currículo. “Se querem ensinar o Catolicismo, não tenho nada contra desde que a Igreja pague os professores por isso, entretanto, penso que é interessante para a criança poder aprender mais do que uma religião, ter essa possibilidade até porque, na Itália, estamos ensinando mais conceitos sobre sexualidade, bioética do que a religião”, relatou.
O evento ainda teve como como debatedores os professores Nancy Leonzo (UFMS), Elton Nunes (PUC/SP), Vanessa Bolstin (UFMS/CPAN) e Cezar Augusto Bevenides (UFMS), que presenteou o professor italiano com uma rara edição do romance “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, datada de 1940.
Fonte: http://www.midiamax.com/

quarta-feira, setembro 2

Por que você não quer mais ir à igreja?

Por:
Wayne Jacobsen e Dave Coleman

Depois de toda uma vida dedicando-se à Igreja e ao caminho que sempre lhe pareceu o certo, Jake Colsen está diante de uma dolorosa dúvida: como é possível ser cristão há tanto tempo e, ainda assim, se sentir tão vazio?
Mas o amor divino está sempre a postos para transformar vidas. Observando uma multidão numa praça, Jake depara com João, um homem que fala de Jesus como se o tivesse conhecido e que percebe a realidade de uma forma que desafia a visão tradicional de religião.
Com a ajuda do novo amigo, Jake irá reavaliar os conceitos e crenças que norteavam seu caminho. Levar uma vida cristã significa ter os comportamentos aprovados pelo grupo religioso a que pertencemos?
A cada nova palavra de João, assistiremos ao renascimento de Jake em busca da verdadeira alegria e da liberdade que Cristo veio ao mundo oferecer. Na reconstrução da sua vida, perceberemos a ação do Deus de perdão e amor.
Sobrecarregado de trabalho e desiludido com o rumo da sua vida, o pastor Jake Colsen conhece um homem que ele acredita ser o apóstolo João e que o leva a repensar suas crenças e resgatar a fé verdadeira.

Ao longo de quatro anos, esse homem surge no caminho de Jake nos locais e momentos mais improváveis, fazendo com que o pastor enfrente seus maiores medos, mude antigos hábitos e reconstrua sua história com base em uma relação sincera com Deus.
Se você busca pela fé mesmo onde a religião não alcança e sente que ser cristão é muito mais do que seguir regras e rituais, a trajetória de Jake servirá de inspiração para encontrar a verdadeira liberdade e alegria.

Pastor constrói igreja utilizando 10 mil garrafas PET

O pastor Jeremias Ferreira, líder da recém fundada Igreja Amigos de Jesus, contruiu um templo com mais de 10 mil garrafas pet em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, informa o site do jornal “Diário Catarinense”.Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia OnlineSegundo a publicação, o pastor contou com a ajuda dos fieis, donos de lanchonetes e bares e até crianças do bairro para juntar o material necessário. O templo ficou pronto em quatro meses.A fundação, com custo de R$ 2.000, foi feita com pedras e cimento e a estrutura recebeu armações de madeira. A cobertura é de telhas de fibrocimento, mas revestidas na parte externa com as garrafas.Se tivesse utilizado materiais convencionais, o pastor acredita que o investimento seria de R$ 10 mil.

Fonte: UOL /
Folha Gospel