FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

terça-feira, dezembro 23

Homenagem

Homenagem ao Prof. Peter Klassen
Por Joaze Barbosa

Agosto de 1950 - Dezembro de 2008
Uma mente brilhante, parou!
Um andar silencioso, cessou.
A voz que com alegria e sabedoria se colocava, se calou!
O olhar atento e inspirador, fechou-se.
Mãos que tão rapidamente escreviam e digitavam pensamentos e emoções, descansaram os dedos.
Seu sorriso e espontaneidade agora ficam vagando em nossas lembranças!
Para onde vais, amigo nosso? Onde podemos te encontrar novamente? Seu lugar ainda te espera, nossa mente ainda reproduz a esperança!
Esperança de alguém que tão bravamente buscou como todos: o sucesso, o conhecimento, a alegria; mas como poucos experimentou a vida, hora amarga, hora querida! Dessas sensações fez-se um deslumbrador do belo, da brisa divina, do quadro da Vida.
Que o mesmo Pai das Luzes que te encontrou, ilumine nossos caminhos em direção à Presença Eterna Dele!
Amém,


Fathel-Faculdade Theológica
Esta é uma homenagem ao nosso amigo, companheiro e sorridente professor Peter que neste dia nos deixou para ir ao encontro Daquele que é a nossa esperança.

segunda-feira, dezembro 22

Pólo em Goiania

FATHEL fecha parceria com o Centro de Estudos Teológicos Avançados - CETA - de GOIANIA

Pr. Hélio e André com os Diretores da CETA: Pr. Natan e Pr. Benedito

Em mais uma uma atitude de ousadia e fé a Fathel-Faculdade Theológica abre mais um pólo, agora em Goiania. Contamos com a parceria valiosa do Centro de Estudos Teológicos Avançados - CETA, para este novo desafio.
Cremos que esta parceria responderá a uma carência, não só em Goiania mais em toda região. Nosso agradecimento aos diretores da CETA em especial, ao Coordenador Academico Pr. Natan, que acreditou e fez desse sonho uma realidade.

Pr. Natan e o Coordenado de Teologia da UniFil- Rev. Trigueiro

domingo, dezembro 14

Notícias da Pós

Pós em Filosofia e Religião com Convalidação.
11º. Módulo

Tópicos em Teologia Reforma
Prof.Dr. Carlos Jeremias Klein

Tivemos neste final de semana (12/13/14) de Dezembro, o nosso 11º.módulo (tópicos em Teologia Reformada) a última disciplina desde ano.
Esteve conosco o Prof. Dr.Carlos Jeremias Klein, pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Em 1999 obteve o título de Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP e, em 2004, o grau de Doutor, também em Ciências da Religião, tendo como área de pesquisa Teologia e História também pela UMESP. É autor de varios livros entre eles: Presbiterianismo Brasileiro e Rebatismo, publicado em 2000 e "Os Sacramentos na Tradição Reformada" publicado pela Editora Fonte Editorial. Leciona Teologia e História na UniFil - Universidade de Londrina-PR

terça-feira, dezembro 9

Reunião Docentes

Encerramento do 1º. curso de Capacitação dos Docentes da Fathel.

Foi realizada nas dependências da Fathel, a última reunião dos professores no ano de 2008.
O encontro era o comprimento de uma Jornada do curso de Capacitação que durou o ano todo.
Tivemos várias palestras e seminários sempre com temas voltado para a Educação e Teologia. Tivemos a colaboração de vários Educadores entre eles o Prof. Dr. Elton Nunes/PUC; Prof.Dr. Silas Dias IMCC/UniFil; Profª. Mestranda Mirian/Fathel; Profª. Ms.Elen/UCDB; Prof.Esp. Valdeci Castro/Fathel; Prof.Ms. Peter Klassen/Fathel; Prof.Esp. Kleber Dias/UniFil e finalmente neste mês contamos com a presença das Educadoras, Drª. Jacira Helena do Valle Pereira e Drª. Jucimara Silva Rojas ambas da UFMS, apresentando o tema:”QUEM PESQUISA TAMBÉM ENSINA NUMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR”.

Foram reuniões que enriqueceram a dinâmica que envolve a sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem, bem como as metodologias que devem ser utilizadas para um melhor aproveitamento, no sentido de propiciar o desenvolvimento das competências necessárias para uma atuação mais coerente e fundamentada na prática docente do Ensino Superior num contexto teológico.

sexta-feira, dezembro 5

Dicas de Leitura

Livros de Brennan Manning








O escritor Brennan Manning nasceu e cresceu, junto com os dois irmãos, num subúrbio barra pesada de Nova York. Sua família enfrentou dificuldades - experiência que certamente contribuiu para aguçar-lhe a sensibilidade pelos anseios dos humildes e simples no ministério que abraçaria anos depois -, mas isto não o impediu de entrar para a Universidade St. John, da qual sairia para servir no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (os famosos marines) durante a Guerra da Coréia.De volta à vida civil, Manning tentou estudar jornalismo na Universidade do Missouri, mas seus questionamentos pessoais e a palavra de um conselheiro o levaram a um seminário católico. Em fevereiro de 1956, ao meditar sobre o caminho de Jesus até a cruz, sentiu-se comovido pelo Evangelho e chamado por Deus. "Naquele momento", relata, "a vida cristã passou a ter um novo significado para mim: uma relação íntima e profunda com Jesus." Quatro anos mais tarde, graduou-se em Filosofia e, posteriormente, em Teologia, pelo Seminário St. Francis.Um dos aspectos mais interessantes sobre a trajetória ministerial de Brennan Manning é o trânsito entre a academia e as favelas, a universidade e as vilas, povoados e cortiços. Pensador brilhante, especialista em Escrituras e Liturgia, foi entre as populações carentes dos Estados Unidos e da Europa que encontrou o caminho para colocar em prática o tipo de cristianismo com o qual se comprometera desde o início de sua vocação: o da compaixão e serviço abnegado. Viveu em clausura e contemplação; carregou água para populações rurais e foi ajudante de pedreiro na Espanha; lavou pratos na França; deu apoio espiritual a presidiários suíços.Com a fé reafirmada, Brennan Manning retornou aos Estados Unidos, fixando-se inicialmente no Alabama, onde tentou organizar uma comunidade nos mesmos moldes da Igreja primitiva. Voltou ao campus no fim dos anos 1970 e, depois de enfrentar uma crise pessoal, começou a escrever e ministrar palestras, atividades que mantém até hoje, sempre com o objetivo de comunicar o amor incondicional de Deus em Jesus. "Aprendi de um sábio franciscano que, para quem conhece o amor de Cristo, nada mais no mundo é tão belo e desejável.

"Clique aqui" para conhecer um pouco mais da mensagem do Brennan Manning.