FATHEL - FACULDADE THEOLÓGICA

sábado, setembro 27

SAT 2008

SAT
Semana de Atualização Teológica
TEOLOGIA E ECONOMIA
Setembro 2008
Aconteceu entre 24 e 25 de Setembro de 2008, no Auditório do CECAP, a Semana de Atualização Teológica da Fathel. O tema apresentado, “Teologia e Economia”, despertou a atenção dos presentes. Era evidente o interesse dos alunos, pois a palestra abordou questões atuais que refletem a realidade da igreja. Destacamos, também, a personalidade do palestrante, Prof. Afrânio Gonçalves Castro, que, com simplicidade e maestria, soube conduzir um tema tão complexo.

Os tópicos discutidos foram:
I. Economia teológica ou teologia econômica? Discutindo o trânsito das palavras.
Partindo das teorias de Jung Mo Sung, o estudo investiga as trocas simbólicas entre economia e teologia, demonstrando a presença de idéias e palavras do mundo religioso no campo econômico ao mesmo tempo em que evidencia a influência do pensamento econômico nos discursos e práticas das comunidades de fé.
II. O caminho do paraíso: desvendando as idéias e práticas sacrificiais do nosso tempo
Tendo como referencial o conceito de idolatria em Paul Tillich, a palestra procurou elucidar a contribuição da lógica sacrificialista -- latente nas igrejas e na sociedade -- para a legitimação dos processos de exploração do ser humano.
III. O consumo como experiência religiosa
Ao identificar o desejo como elemento básico da natureza humana, a antropologia teológica discute a busca da realização pessoal por meio do consumo dentro de uma sociedade que divinizou o sistema de mercado.
IV. Viver a graça de Deus num mundo de incertezas
Uma releitura da teologia da graça enquanto conjunto de pistas para a construção de relações pautadas pelo princípio da gratuidade.

O DVD da Semana Teológica esta à venda. Os pedidos podem ser feitos ao setor de Gestão Acadêmica.

terça-feira, setembro 23

Dica de Leitura

ESPIRITUALIDADE INTEGRAL
KEN WILBER
Neste livro inovador, Ken Wilber, um dos mais importantes pensadores contemporâneos, parte de sua aclamada Abordagem Integral para formular uma nova teoria da espiritualidade. Uma teoria que absorve tanto as crenças mais tradicionais das grandes religiões, quanto os princípios culturais e científicos modernos e pós-modernos, propondo então um papel radicalmente novo para a religião no mundo. O autor ainda analisa questões como: a aplicação da espiritualidade no cotidiano; a prova da existência do espírito; os estágios do desenvolvimento espiritual; e a função da meditação. O resultado é uma resposta categórica àqueles que negam qualquer validade da religião na sociedade moderna; e, talvez, o caminho para uma nova compreensão que se contraponha ao flagrante fundamentalismo religioso de nossos dias.
"Espiritualidade Integral é provavelmente o livro espiritual mais importante na era pós-moderna. Acho que este livro é um antídoto contra a beligerância religiosa de nosso tempo."
Dennis Genpo Merzel, Rushi "... Espiritualidade Integral é simplesmente o texto mais abrangente sobre religião e espiritualidade existente nos dias de hoje."

Roger Walsh, Ph.D., Universidade da Califórnia

quinta-feira, setembro 18

Semana de Atualização Teológica

SEMANA DE ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA - 24 e 25/09/2008
DIAS 24 E 25 DE SETEMBROTema: Teologia e EconomiaLocal: CECAP (Av. Ernesto Geisel, 4.009 - Centro - Esquina com a 26 de Agosto)Horário: 19:00 hsPreletor: Prof. Afrânio Gonçalves Castro (Teólogo, Filosofo e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. É coordenador do curso de Teologia da Faculdade Evangélica de Brasilia)Realização e Informações: FATHEL - Faculdade Teológica (67) 3028 - 3131

terça-feira, setembro 16

"Teólogo da Esperança" vem ao Brasil
Moltmann, um dos mais importantes teólogos da atualidade vem ao país em outubro deste ano para uma série de palestras.
Jürgen Moltmann autor de Teologia da esperança, um dos grandes clássicos da teologia do século 20, virá ao Brasil em outubro deste ano e receberá pela Universidade Metodista de São Paulo o título de Doutor Honoris Causa. Além disso, o teólogo irá participar da Semana de Estudos da Faculdade de Teologia Metodista (FaTeo) e da Semana de Estudos da Religião, da Umesp. Em suas conferências deverá abordar principalmente temas desenvolvidos pela sua obra teológica. Esta é sua segunda vinda ao Brasil, tendo sido sua primeira visita em 1977 para uma série de palestras em várias instituições teológicas.Conhecido como o "Teólogo da Esperança", por causa de sua obra principal e mais conhecida, produziu uma ampla literatura teológica com forte tendência nas questões sociais e políticas, bem como nos Direitos Humanos, no ecumenismo e na ecologia. Moltmann é professor emérito de Teologia Sistemática da Universidade de Tübingen, na Alemanha e é considerado um dos mais importantes teólogos do século 20.

Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

sábado, setembro 13

Fathel-Pólo Aquidauana

Fathel- Pólo Aquiduana Inicia a 2º. turma
No dia 23 de Agosto demos início as aulas da 2ª turma em Aquidauana. O primeiro módulo foi de Introdução aos Estudos Teológicos com o Prof. Levi Tenório, Doutor em Teologia pelo Fuller Theological Seminary - USA.
A nova turma está composta por 30 alunos das mais diversas denominações, e não para, pois uma terceira turma já está sendo aberta ainda neste segundo semestre, comemora o Coordenador do Pólo, Prof. Jader Jorge.
Para mais informações do Pólo em Aquidauna ligar para 67-3241-4589

segunda-feira, setembro 8

EU PROTESTO

Eu protesto
Na primeira vez que vi o Ev. Celso Diniz, cantando esta musica foi em um festival de playback, achei meio fora de contexto pra ocasião, na segunda em um show no Natal com Cristo, mais de 5 mil pessoas, e só fui atentar pra mensagem um dia de manhã, quando ouvi tocar no programa do Vereador Gilmar Olarte na FM PAN, e fui ver e sentir profundamente a alma do compositor, cansado de ver tanto engano e falcatrua no nosso meio, e tudo em NOME DE DEUS, A partir deste momento entendi a mensagem, produzi um pequeno video pra postar no Youtube em homenagem ao meu grande amigo Celso, não sei onde ele se encontra hoje, mas a sua mensagem de indignação ficou em minha cidade, e vai ficar no teu coração tenho certeza, Aquidauana-MS.

Meidite neste trecho " O OURO NÂO COMPRA O AMOR, A PRATA NÂO VALE O PERDÃO, RIQUEZA MAIOR É O SENHOR, ALCANÇA QUALQUER CORAÇÃO" Não se deixe enganar.

Odney Weis
Acadêmico da Fathel-Pólo de Aquidauana

quarta-feira, setembro 3

Opinião

“Educação, ética e o sentido da vida”
“Educação, ética e o sentido da vida” é discutido agora. Toda educação pressupõe a busca de uma "vida-boa" para os/as educandos/as e para sociedade. Para isso, é preciso possibilitar o conhecimento (a) dos aspectos técnico-operacionais que permitem a produção e a reprodução da vida na coletividade e (b) do que seja o "bem" e um sentido de vida que realize a nossa humanidade. Sem uma apropriada noção do "bem" e de sentido da vida, não somente a vida perde o seu sentido humano, mas também a própria educação perde o seu sentido mais profundo que vai além da mera instrução. Atualmente a discussão sobre a educação tem privilegiado o aspecto técnico-operacional, deixando em segundo plano o tema do sentido/finalidade da educação e da própria vida humana. A palestra enfoca esse segundo aspecto discutindo a possibilidade de um sentido da vida que, superando a atual cultura de consumo que reduz tudo ao valor econômico, volte a reencantar a vida e a educação.
Jung Mo Sung é Pós-doutorado em Educação, doutor em Ciências da Religião. É professor da Univ. Metodista de São Paulo, onde pesquisa a relação entre a religião/espiritualidade, ética, educação e economia. Publicou inúmeros artigos, no Brasil e no exterior, e 13 livros (alguns traduzidos para diversos idiomas), entre eles, Competência e sensibilidade solidária: educar para esperança (em co-autoria com Hugo Assmann) e Educar para reencantar a vida, pela Ed. Vozes.